domingo, 1 de setembro de 2013

Emagreça com o Chá Verde


O chá verde, é uma tipo de chá muito popular, que é feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. Por sofrer pouca oxidação durante o processamento, é chamado de chá verde (o que não ocorre com as folhas de chá preto). Um estudo realizado no Japão publicado na revista Obesity (2007) constatou que a ingestão regular pode diminuir a gordura corporal ao mesmo tempo que diminui a circunferência da cintura. Além disso, as catequinas e a cafeína do chá podem atuar na termogênese aumentando o gasto calórico diário. Muito popular no Japão e na China, o chá verde vem ganhando espaço no ocidente por conta de suas propriedades antioxidantes. Ele é rico em um conjunto específico de antioxidantes denominados catequinas. 


Mas você deve estar se perguntando: O QUE SÃO CATEQUINAS? . Vamos à explicação:


Catequinas são uma categoria de polifenóis. No chá verde, as catequinas estão presentes em quantidades significativas, mais especificamente, a epicatequina (EC), epigalocatequina (EGC), epicatequina galato (ECG) e epigalocatequina galato (EGCG). EGCG torna-se cerca de 10-50% do conteúdo total de catequina e parece ser o mais poderoso dos catequinas - com atividade antioxidante aproximadamente 25-100 vezes mais potente do que as vitaminas C e E.

Uma xícara de chá verde pode fornecer 10-40mg de polifenóis e tem atividade antioxidante maior que uma porção de brócolis, espinafre, cenoura ou morangos.


Bom, mas e daí?
A ingestão desse poderoso antioxidante depois de um treino pesado pode ser interessante para reduzir os danos dos radicais livres. Além das catequinas, o chá verde é rico em flavonoides e teanina. Segue abaixo a descrição resumida sobre esses nutrientes:

Flavonoides

Os flavonóides são pigmentos vegetais, e são os constituintes químicos brilhantemente coloridos encontrados em frutas e legumes mais frescos. Eles podem ajudar a proteger contra a infecção e atuam sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal. 

Teanina - Um aminoácido que produz efeitos tranquilizantes no cérebro.

O que isso faz para você?

Eu posso pessoalmente atestar os bons sentimentos que você começa depois de alguns copos de chá verde. Ele te deixa com uma sensação de paz, sem comprometer a motivação e atividade mental.



O USO DO CHÁ VERDE NA MUSCULAÇÃO

Pré-treino: o chá verde é uma ótima opção de pré-treino. Ele contém cafeína, que é um poderoso estimulante e a teanina, que vai produzir efeitos tranquilizantes no cérebro.

Queimador de gordura: Segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde tem o poder de aumentar em 4% a queima de gordura corporal em indivíduos que ingerem a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras diárias.


COMO PREPARAR O CHA VERDE

CUIDADOS
Quem tem insônia não deve tomar o chá após as 16h, pelo teor de cafeína. Também não é recomendado consumi-lo próximo às refeições, pois os fitatos diminuem a absorção de nutrientes como o ferro. Então, nada de terminar o almoço e logo consumir o chá verde. Evite também açúcar e adoçante.

CONTRA-INDICAÇÕES
Não é indicado para grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Também é aconselhável se informar com o seu médico sobre a ingestão caso estiver utilizando algum medicamento.


POSSO TOMAR CÁPSULA NO LUGAR DO CHÁ?

Pode, mas a cápsula costuma conter uma alta dose do princípio ativo, o que pode interferir na pressão arterial e prejudicar o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário